20.8.08

Início













Este blogue trata da nova criação do Cão Solteiro, desta vez em colaboração com André Guedes. Ou de André Guedes em colaboração com o Cão Solteiro.
Demos início a este projecto já em Julho e aqui continuamos em Agosto, e iremos continuar por Setembro, eventualmente Outubro.
É nossa intenção, que à semelhança dos anteriores blogues do Cão, sejam aqui colocados materiais avulsos que analisamos e partilhamos durante as nossas sessões de trabalho.

Damos início a este blogue com uma imagem de Luis Pavão realizada numa taberna da Rua do Poço dos Negros em 1979 (era sem dúvida uma Lisboa pitoresca, e ainda o é). Um freguês, uma empregada (ou proprietária), e um galo equilibrado na palma da sua mão. Não temos a certeza sobre os passos seguintes
deste galo, mas imaginamos possibilidades...
Ao que parece a Rua do Poço dos Negros era conhecida
pelas várias tabernas de gente que vinha da Galiza (cremos que nenhuma delas perdura até hoje). A primeira grande vaga de emigrantes galegos em Lisboa acontece em meados do século XVIII, após do terremoto de 1755, e continua até meados do século XX. A maioria deles realizavam o trabalho duro que os lisboetas não queriam ou não lhes apetecia fazer. "Los gallegos lisboetas eran vistos como “máquinas de sudor” que se empleaban para el transporte de todo tipo de mercancías, pero especialmente el agua, un bien escaso en la capital del Tajo." (http://www.laopinioncoruna.es/estaticos/domingo/20080203/domingo.html)