2.9.08

Pessoas e actividades na Rua Poço dos Negros, pré-democracia, meados dos sec. XX













Rua do Poço dos Negros,
anos 1960
Obras de instalação de novos colectores

Ultrapassado o período republicano, a Rua do Poço dos Negros, como todas as ruas deste país, passa a existir sob um único governo. Os anos de meados do sec. XX são os do epicentro do regime de ditadura política, anos recentes.

A paisagem da cidade e da rua prosseguem um curso de inevitável transformação, de maior ou menor visibilidade, conforme os "casos".
Grandes obras públicas estruturantes acontecem na cidade que cresce a norte. O Poço dos Negros beneficia da política de obras públicas: são por fim instalados nos anos 1960 novos colectores de esgotos.
Mas são os bairros modernos que se constroem (Areeiro, Alvalade), nos anos 1940 e 1950, que irão reenviar esta, como outras zonas antigas da cidade, para um passado longínquo: passarão a ser progressivamente áreas urbanas - apenas algumas, utilitariamente pitorescas - secundárias e marginais à parcial imagem de progresso que se construía.
O bairro e a rua abre-se assim, já me meados dos anos 1960, a novos habitantes de classes mais desfavorecidas e operárias, correspondendo ao período dos grandes surtos de emigração em direcção aos centros urbanos de Lisboa e Porto. (Nas fotografias em baixo, são particularmente sugestivas duas de 1968, realizadas ao principio ou ao final do dia: as pessoas parecem talvez dirigir-se ao trabalho, ou regressar dele).

Provavelmente uma certa renovação habitacional do bairro está relacionada com a intenção de à entrada de 1960, se demolir alguns dos seus edifícios, nomeadamente o palácio quinhentista Flor da Murta. O palácio acabou por não ser demolido naquela altura (desconhecemos ainda os motivos). Mas décadas mais tarde, já nossas conterrâneas e muito imediatas, o palácio será convertido num condomínio exclusivo, da iniciativa da Chamartín Imobiliária, que o passará a denominar por Palácio Studio Residence.














Palácio da Flor da Murta, anos 1940


















Palácio da Flor da Murta, 1958













R. Poço dos Negros, 1961
(Palácio da Flor da Murta para demolir)












R. Poço dos Negros, 1961
(Palácio da Flor da Murta para demolir)













Tv do Judeu à Rua do Poço dos Negros, 1961



















Rua do Poço dos Negros, 150-166, 1968


















R Poço dos Negros, 1968













Rua do Poço dos Negros, 1968